top of page

MANIFESTO

      Acreditamos que a democracia vem sendo ameaçada por opiniões extremas e polarizadas, e defendemos que a divergência de posicionamentos, em vez de gerar discussões acaloradas e conflitos, pode na verdade enriquecer as conversas e trazer novos enfoques para o ponto de vista de cada pessoa. Não é um processo fácil, mas também não é totalmente utópico - basta que ambos os lados estejam dispostos a ouvir o que o outro tem a dizer. Isso possibilitaria uma troca efetiva de opiniões que abrangem os mais diversos assuntos, e assim, demonstraria aos polarizados que o indivíduo se define por muitas outras características, e não apenas por sua posição política. 
    Assim, desenvolvemos o Despolariza como uma uma maneira de aproximar indivíduos, e fazer estes perceberem que as relações estabelecidas d
evem ir além da opinião política. Dessa maneira, o Despolariza se propõe a aproximar pessoas que são divergentes quanto a posicionamento político, a partir de seus pontos em comum em outros assuntos. 
   O projeto busca promover  encontros entre  pares de  pessoas com opiniões políticas divergentes entre si em um ambiente social agradável - como por exemplo, em um dos restaurantes parceiros do projeto.  O Despolariza tem a intenção de aproximar as pessoas para que estas formem laços e vínculos, conversando sobre seus pontos em comum, em vez de focando nas suas discordâncias políticas. O objetivo é, portanto, ensinar  as pessoas a se olharem como mais que meras decisões políticas, com a intenção de desviar da polarização nas eleições futuras, e evitar que a agressividade domine os debates políticos.
     Reconhecemos a importância de discutir política de forma pacífica, em um debate no qual os indivíduos estão abertos a não apenas compartilhar suas visões de mundo, mas escutar as opiniões de outros também. Ainda assim, o foco do projeto é estimular conexões que ultrapassam o meio político, cultivando espaços de troca sobre diversos assuntos.

    Contamos com o apoio de todos,

Equipe Despolariza.

bottom of page